CONSULTA PSIQUIÁTRICA GERAL
Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, transtornos do pensamento, do afeto, da personalidade, do comportamento e do impulso. Tais condições podem gerar manifestações psicológicas severas, grande sofrimento emocional e comprometimento das diversas áreas da vida de uma pessoa (familiar, pessoal, financeira, profissional, social).
O objetivo do médico que atua na área de psiquiatria é buscar o bem-estar psíquico e o alívio do sofrimento mental e psicossocial identificando as disfunções, sejam elas orgânicas ou psíquicas e oferecendo o tratamento mais indicado. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com olhares sobre as características biológica, psicológica e ordem cultural.
Uma consulta psiquiátrica é diferente de uma sessão de psicoterapia. A psiquiatria é uma especialidade médica, logo a consulta psiquiátrica tem muitos aspectos em comum com a consulta médica em geral. A consulta psiquiátrica consiste em identificar o problema, esclarecer dúvidas, orientar o paciente, diagnosticar o transtorno, propor um plano de tratamento e realizar o acompanhamento durante todo esse processo.
Anamnese ou história clínica: A coleta de informações sobre a história do paciente deve ser bastante detalhada e por isto demanda tempo. Devem ser pesquisadas informações sobre a vida e o dia-a-dia do paciente além de uma detalhada investigação dos sintomas e queixas do paciente.
Exame psíquico: Se inicia no momento em que o paciente entra no consultório, por meio da observação cuidadosa de aspectos do comportamento, vigilância, discurso, pensamento, humor, atenção e outros. O exame psíquico pode ser complementado por meio de testes, escalas e questionários.
Exames complementares: O psiquiatra também pode solicitar exames para complementar ou excluir diagnósticos diferenciais